top of page

Pampa

Nome de origem indígena, significa região plana. No Brasil, presente apenas no estado Rio Grande do Sul, mas também está presente no Uruguai e Argentina. Este bioma representa 60% do estado, sendo apenas 2% do tamanho do Brasil.

Caracterizado por seu clima subtropical e temperado e também pelos seus longos campos planos, que visto de cima parecem grandes tapetes de grama, porém apresenta lugares com presença de pequenos arbustos, que medem entre 50cm a 100cm, cactos, áreas alagadas e matas ciliares em volta dos rios.
Este bioma é considerado de grande importância ecológica, pois contém uma grande variedade de espécies vegetais, nas quais temos descritas cerca de 3.000 espécies, e animais,onde pode-se destacar a presença de 500 aves e 100 mamíferos identificados. Dentres eles algumas espéceis só são encontrados na pampa, como: tuco-tuco (Ctenomys flamarioni);  o beija-flor-de-barba-azul (Heliomaster furcifer); o sapinho-de-barriga-vermelha (Melanophryniscus atroluteus)  e alguns em ameaça de extinção, como: o veado campeiro (Ozotocerus bezoarticus), o caboclinho-de-barriga-verde (Sporophila hypoxantha) e o picapauzinho-chorão (Picoides mixtus).


A progressiva atividade de expansão das monoculturas, cultivo de apenas um tipo de variedade vegetal, e das pastagens com espécies exóticas têm levado a uma rápida destruição e perda das paisagens naturais do Pampa. Deste modo, é preciso preserva-lo, pois  o mesmo é considerado uma das áreas de campo temperados mais importantes do planeta, devido sua enorme diversidade de fauna e flora.



Agora é a sua vez, já que você sabe um pouco sobre o bioma que foi escolhido comece a sua pesquisa, indicamos aqui alguns sites que podem ter assuntos uteis para a elaboração do seu trabalho, ainda é disponibilizado algumas imagens e vídeos na nossa galeria (aqui)



Fontes:

http://www.mma.gov.br/biomas/pampa

http://ibflorestas.org.br/pt/bioma-pampa.html
http://meioambientesaude.blogspot.pt/2010/01/bioma-pampa.html
http://www.fee.tche.br/sitefee/download/eeg/6/mesa8/O_Bioma_Pampa_e_o_Desenvolvimento_Regional_no_RS.pdf







bottom of page