top of page

O bioma Amazônia ocupa cerca de 40% do território brasileiro. Nele estão localizados os estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima e algumas partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Também inclui terras de países próximos ao Brasil, como as Guianas, Suriname, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia.


O clima da Amazônia é o equatorial húmido, com as temperaturas variando entre 22ºC e 28ºC. A bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do planeta. Seu principal rio é o Amazonas, que possui mais de mil afluentes.

 

A vegetação amazônica divide-se em três categorias: matas de terra firme, matas de várzea e matas de igapó. As matas de terra firme são aquelas que estão em regiões mais altas e, por este motivo, não são inundadas pelos rios. Nelas estão árvores de grande porte, como a castanheira-do-pará e a palmeira. As matas de várzea são as que sofrem com inundações em determinados períodos do ano. Na parte mais elevada desse tipo de mata, o tempo de inundação é curto e a vegetação é parecida com a das matas de terra firme. Nas regiões planas, que permanecem inundadas por mais tempo, a vegetação é semelhante a das matas de igapó. As matas de igapó são as que estão situadas em terrenos mais baixos. Estão quase sempre inundadas. Nelas a vegetação é baixa: arbustos, cipós e musgos são exemplos de plantas comuns nestas áreas.


A região amazônica possui a maior biodiversidade da Terra e, até agora, só se conhece 30% do total das espécies da região. Foram descritas cerca de 427 espécies de mamíferos, 1.800 espécies de aves, 3000 espécies de peixes, 163 espécies de anfíbios e 550 espécies de répteis.

Fontes:
http://www.portalamazonia.com.br
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/amazonia/floresta_amazonica/floresta_amazonica_-_fauna.html
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=958&sid=2

Floresta Amazônica

bottom of page