top of page

O bioma caatinga é o principal ecossistema da região Nordeste. Ocupando uma área que é referida como abrangendo de 7 a 12% do território nacional, é caracterizado pelo clima semi-árido com prolongadas épocas de seca, onde a estação chuvosa é determinante para o ciclo de vida de espécies animais e vegetais.


A caatinga estende-se por 9 estados do Brasil, dos quais oito pertencem à região Nordeste e um à região Sudeste. Apesar dos estudos sobre a área demonstrarem que a diversidade de espécies que vivem nesse bioma é menor quando comparada à Mata Atlântica e à Amazônia, é verificada a alta ocorrência de endemismos, isto é, espécies que são encontradas apenas naquela região – 1/3 das espécies do Brasil que são endêmicas se encontram na caatinga.


Em resposta às altas temperaturas características do clima semi-árido, a vegetação apresenta adaptações para minimizar a perda de água pela transpiração, como espinhos, caules que armazenam água e folhas enrigecidas e impermeáveis. Esse tipo de vegetação é denominada xerófita que, em geral, é de baixo porte e de troncos retorcidos, e costumam perder suas folhas na estação seca, ficando acinzentados – daí o nome “caatinga”, que em tupi quer dizer “mata branca”. Quando chove, no entanto, rapidamente o panorama muda de quente e seco para verde e vistoso.


Entre os animais que habitam a caatinga estão muitas espécies de lagartos, serpentes e anfíbios, bem como algumas aves. A maioria desses organismos tem hábitos noturnos, mais uma adaptação para evitar exposição excessiva ao calor e poupar água.
O principal problema ambiental que afeta a caatinga é a desertificação, um tipo de degradação que ocorre em áreas áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas. No Brasil, mais de 60% das áreas propensas a processos de desertificação se encontram na caatinga. Menos de 1,5% do seu território está protegido por áreas de proteção integral.


O bioma caatinga também sofre com a alteração promovida pelo homem, na forma de desmatamento e queimadas para a produção de campos e pastagens, o que, além de destruir a cobertura vegetal original, prejudica a manutenção e o ciclo de vida das espécies nativas

Fontes:
http://www.ibama.gov.br/ecossistemas/caatinga.htm
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=962&sid=2
http://www.mma.gov.br/biomas/caatinga/item/191
http://www.infoescola.com/geografia/caatinga/
http://www.educacional.com.br/especiais/biomas/popBiomaCaatinga.asp

Caatinga

bottom of page